Pega Plantão

02 / 02 / 2017
-

3 formas que a realidade virtual está revolucionando a medicina


Quando falamos de realidade virtual, logo pensamos em jogos ou animações e 3D. Mas ela também está revolucionando outras diversas áreas, entre elas a Medicina. Nos últimos anos cientistas e profissionais da área médica vêm usando a realidade virtual para ajudar em treinamentos, diagnósticos e tratamentos. O bom disso é que o uso dessa tecnologia tem sido comprovado mais eficiente e vantajoso do que os sistemas convencionais. E ainda há muito potencial para o uso da realidade virtual na medicina.

realidade virtual
Listamos aqui 5 formas que a realidade virtual está revolucionando a medicina:

1. Tratamento no transtorno de estresse pós-traumático
Para quem acha que realidade virtual é algo recente, desde 1997 ela está sendo usada no tratamento de soldados com transtorno de estresse pós-traumático. Um programa de terapia de exposição a realidade virtual chamado Bravemind, ajudam clínicos a tratarem seus pacientes com realidade virtual. Essa terapia cria estímulos graduais que acionam respostas de estresse pós traumático, permitindo assim uma recuperação do paciente.

2. Treinamento de médicos e enfermeiros
A realidade virtual permite criar uma série de ambientes virtuais e com diferentes cenários. Isso permite o treinamento de profissionais de linha frente, como primeiro socorros. Por exemplo, um acidente de carro pode ser simulado, onde os profissionais aprendem habilidade de tomada de decisões e quais ferramentas usar em determinadas situações. Outra opção, é a formação de desastres naturais, como derramamento de substâncias químicas ou o rompimento de uma barragem.

Esse tipo de treinamento ajuda os profissionais a desenvolverem respostas rápidas em emergências, onde o tempo é fundamental. O treinamento pode ser repetido quantas vezes forem necessário e ainda ajustado de acordo com a habilidade dos participantes.

realidade virtual

3. Aperfeiçoamento de imagens e diagnósticos
Médicos e especialistas se baseiam em ressonâncias magnéticas e tomografias para diagnosticar pacientes. Porém, em alguns momentos essas imagens planas e em preto e branco são difíceis de ler. Para aumentar a precisão dos diagnósticos, está sendo desenvolvida uma tecnologia que envia estes dados para um ambiente de realidade virtual.

A Bioflight VR é uma ferramenta para diagnóstico e também educacional. É uma plataforma de realidade virtual e aumentada que permite que os médicos visualizem tomografias e os dados de ressonâncias magnéticas em imagens 3D. Permitindo que os profissionais analisem, interajam e identifiquem condições através do ambiente virtual, visualizando detalhes que geralmente não são possíveis pelos meios convencionais.


De olho no futuro

A realidade virtual ainda está no começo levando em conta os paradigmas de tratamentos inovadores e principalmente na adoção pelas instituições de saúde pelo mundo. Acreditamos que em um futuro não muito distante, a integração dessa tecnologia com a medicina será algo comum e extremamente eficiente.

Leia também: ESCALA DE TRABALHO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Siga o Pega Plantão no Instagram: @pegaplantao