Pega Plantão

10 / 12 / 2020
-

As novas tecnologias e a complexidade da escala de enfermagem


Com as mudanças ocorridas na legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) na década de 90, os trabalhadores e instituições de saúde são incentivados a buscar uma reorganização dos seus processos de trabalho tendo como objetivo a integração das ações tomadas. Porém, mesmo com as mudanças ocorridas na legislação, diversos estudos têm mostrados que os resultados não têm sido satisfatórios para gestores, profissionais da área médica e pacientes em geral. Um dos aspectos que merece atenção nessa situação é a escala de enfermagem. A complexidade da elaboração desta escala é indiscutível, levando em conta a dificuldade no gerenciamento da quantidade de pessoal tanto nos plantões diários como na escala mensal. Sendo que qualquer remanejo deve ser considerado outros fatores como, complexidade das atividades assistenciais e número de funcionários disponíveis.

O conhecimento público sobre a complexidade da escala de enfermagem geralmente é superficial, esquecemos de levar em conta diversas situações adversas tais como faltas imprevistas, sobrecarga no trabalho, atividades não planejadas e até mesmo instabilidade do quadro clínico de paciente. Uma escala inteira pode ter a necessidade de ser reorganizada levando em conta apenas esta última situação. É comum trabalhadores de enfermagem ficarem expostos a condições de trabalhos prejudiciais à saúde, tanto física como psicológica. 

Além do desgaste dos profissionais, os custos de uma má administração de escalas de enfermagem é extremamente alto. Um dos fatores que elevam o custo é justamente o absenteísmo, que em alguns casos ainda é compensado com horas extras, elevando ainda mais os gastos com profissionais e interferindo no bom funcionamento da escala. Vale lembrar também que a ausência de um profissional da escala afeta diretamente a qualidade do atendimento ao paciente. Por todos esses motivos é extremamente necessário a tomada de ações e procedimentos que visem sanar os problemas da gestão de escalas de enfermagem. 

O uso de tecnologia para reduzir a complexidade e otimizar a gestão de escala de enfermagem é cada vez mais comum. Um dos precursores no uso de novas tecnologias na gestão de escala no Brasil é o Pega Plantão, que apesar de ter uma usabilidade simples é excepcionalmente poderoso na resolução de problemas e melhorias das escalas. Veja algumas das principais vantagens no uso dessa ferramenta:

Redução de custos

O Pega Plantão promete reduzir significativamente o absenteísmo, por consequência o número de horas extras e diminuído assim como os gastos com profissionais. Gestores de hospitais tem uma boa noção de como os custos com absenteísmos podem ser imensamente elevados. Outras empresas que atualmente utilizam o Pega Plantão, obtiveram uma redução no número de profissionais que tinha como foco apenas a gestão da escala, já que com a automação dos principais recursos apenas um ou dois profissionais são necessários para gerar a escala e garantir que ela funcione com qualidade.

Melhoria do atendimento ao paciente

Com profissionais mais presentes, os paciente recebem um melhor atendimento. Dessa maneiras os profissionais podem oferecer um atendimento mais humanizado e construir uma relação de confiança entre médico, enfermeiro e paciente. O Pega Plantão também reduz a burocracia durante os plantões influenciando diretamente e positivamente na comunicação entre paciente e profissional de enfermagem.

Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem

O Pega Plantão oferece diversos recursos que visam garantir a integridade dos profissionais e cumprir as leis trabalhistas. Os coordenadores são informados automaticamente assim que um profissional exceder o número de horas consecutivas trabalhadas, houver conflitos de horários, tiver plantões consecutivos, entre outros diversos alertas que podem ser escolhidos pela empresa. Assim a escala sempre estará preenchida com profissionais descansados e dispostos. 

Hospitais e entidades de saúde que buscam modernizar o atendimento, bem estar de seus profissionais e redução de gastos possuem a tecnologia  seu favor, com ferramentas recursos disponível. O Pega Plantão proporciona um mês de uso gratuito para teste, entre em contato e moderniza já a gestão de escalas de enfermagem: www.pegaplantao.com.br