25 de Abril: Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde

Nesta quarta-feira (25) médicos conveniados vão se manifestar contra as empresas que operam no setor da saúde com o intuito de fazer um dia de advertência da categoria contra as operadoras que têm se recusado em avançar nas negociações pela recuperação de honorários defasados e pelo fim da interferência antiética na relação entre os profissionais e seus pacientes.

O objetivo deste ato é chamar a atenção da opinião pública quanto à conflituosa relação entre os profissionais e estas operadoras, pois a insatisfação dos médicos com os serviços prestados pelos planos de saúde tem afetado 46 bilhões de brasileiros usuários da rede suplementar.

Médicos credenciados de todo o país irão interromper, por um período de 24 horas, as consultas e outros procedimentos eletivos em dez estados – Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Além desses, haverá paralisação na Paraíba, com suspensão do atendimento apenas pela manhã, e no Piauí, onde a ação deve durar 72 horas.

Nos demais estados, estão previstas manifestações, entre elas uma passeata na Avenida Paulista, em São Paulo; protestos em frente à sede da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no Rio de Janeiro; e panfletagem para esclarecimentos na rodoviária de Brasília.

As entidades médicas nacionais – por meio da Comissão de Saúde Suplementar, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) cobram também o estabelecimento de regras claras para a fixação de contratos entre as operadoras, ação que depende diretamente da interferência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) enquanto órgão de regulação.

É importante que a população – em especial e principalmente aqueles que pagam planos de saúde – entenda os motivos do protesto e apoie os médicos. Por isso, converse com seus pacientes.

Esta luta diz respeito à saúde de todos os brasileiros.

O Pega Plantão apóia esta iniciativa. Confira nossa página de médicos: www,pegaplantao.com.br/Medicos

Postagens recente