Pega Plantão

16 / 09 / 2011
-

Sistema facilita a vida de profissionais da saúde


Os profissionais da saúde agora podem contar com um sistema desenvolvido para facilitar a tarefa de trocar plantões. O Pega Plantão é uma ferramenta online desenvolvida por um designer gráfico e dois cientistas da computação, Ney Ricardo, Fabio Paradiso e Johni Ecco, respectivamente, e focada para plantonistas.

O sistema inovador consiste em um canal de comunicação entre profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e dentistas, que permite gerenciar e anunciar plantões para buscar um substituto de maneira dinâmica e prática, e o melhor, utilizando a internet.

Segundo Johni, a criação do programa partiu de queixas de amigos que encontram dificuldade em efetuar a troca de plantões. “As reclamações de escalas de plantões coincidirem com datas de congressos ou mesmo com o final de semana nos despertou a ideia de criar um ‘classificados’ de plantões”, explica.

Inicialmente o sistema está disponível gratuitamente e seu funcionamento é simples: o serviço de Plantão, que funciona como uma agenda, onde o usuário pode ter um controle de compromissos, e o Anúncio, que deve ser criado quando o usuário necessita de um substituto para o seu plantão. Para ambos, somente profissionais da área, cadastrados no site, registrados e em dia com seus devidos órgão reguladores, poderão visualizar.

O que torna o Pega Plantão ainda mais funcional é que toda negociação é feita entre os usuários. “Nós oferecemos ferramentas para dificultar a ação dos usuários mal-intencionados, mas deixamos a critério do usuário a escolha do seu substituto e a negociação sobre a venda ou troca do plantão”, comenta Fábio.

Médicos, amigos dos idealizadores, foram os incentivadores do projeto. Fernando Bezzerra, um dos amigos, conta que não é incomum ligar para mais de 10 colegas de profissão e não encontrar um substituto, nem mesmo em listas de email. Já Fernanda Cardoso, teve inclusive que adiar uma viagem por conta de não encontrar um substituto.

O programa ainda disponibiliza um sistema de avaliação dos usuários e um espaço para anunciantes, para divulgação de plantões e vagas de emprego em entidades de saúde e afins.

“O lançamento oficial do sistema do Pega Plantão está previsto no início de outubro e é muito importante que os interessados façam seu cadastro o quanto antes, além do mais, ao efetuar o pré-cadastro os profissionais de saúde concorrem a um iPad”, finaliza Ney.

Paula Machado – Jornalista DRT-702/MS
80 20 Marketeria Digital